Atividade física aumenta a imunidade à gripe

Idosos que praticam atividade física regular produzem três vezes mais anticorpos dos que os que não se exercitam. A revelação foi feita por um estudo que comparou os efeitos da vacina antigripal na terceira idade. A pesquisa foi realizada pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), que detectou que a eficácia da vacina é de 90% em jovens e adultos, enquanto que nos idosos é de 50%.

Durante dois anos, 110 voluntários, de ambos os sexos, divididos em três grupos, formado por pessoas que se exercitavam regularmente há anos, por pessoas que estavam iniciando atividade física e sedentários. Os voluntários receberam doses das vacinas e tiveram amostras de sangue coletadas antes e um mês após. Inicialmente, o grupo que se exercitava teve mais desempenho, apresentando quantidade de anticorpos 200% maior que os demais. O grupo que se iniciou na prática de atividade física apresentou uma melhora na produção de anticorpos de 50% quatro meses após. E depois de um ano essa produção já se assemelhava aos idosos mais ativos.

Ainda que a resposta da eficiência da vacina seja menor em idosos que não se exercitam, ela continua sendo fundamental para manter o sistema imune funcionando. Até porque, com a idade, o processo de envelhecimento diminui esse sistema e a vacina ajuda a promover a estimulação do mesmo.

Fonte: BemStar

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Dieta contra Menopausa

A menopausa é um processo biológico do organismo feminino tão natural como a menstruação, mas os sintomas costumam incomodar e muito a mulher após os 45 anos. Sintomas como calor, suor, irritação, ansiedade, insônia, entre outros, podem vir a ser amenizados com a alimentação. Grãos, cereais integrais, frutas, hortaliças são alimentos que podem auxiliar o tratamento da menopausa.

Tais alimentos são ricos em vitamina E, C e D3, zinco, cálcio, ácido fólico, magnésio, selênio, substâncias fundamentais para combater as causas geradas pelos déficits dos hormônios.

A vitamina C das frutas cítricas, por exemplo, colabora com a síntese de hormônios ovarianos. Já o selênio, da castanha do Pará, é antioxidante e fortalece as funções cerebrais que diminuem durante a menopausa.

Uma alimentação saudável e adequada irá suprir a fragilidade do organismo que caracteriza o fim do período fértil. Sementes oleaginosas, óleos vegetais, leite, vegetais verdes e cereais integrais são itens que não podem faltar no cardápio.

Fonte: BemStar

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Mulheres fumantes correm mais risco de desenvolver doenças coronarianas que homens

Um estudo publicado na revista The Lancet constatou que as mulheres fumantes correm um risco 25% maior de desenvolver doenças coronarianas que os homens. A pesquisa foi realizada com base em 86 outros estudos, que reúnem dados de 67 mil casos de doenças coronarianas em uma amostragem total de mais de quatro milhões de pessoas.

Os autores do estudo sugerem que o aumento no risco para o público feminino pode estar relacionado com diferenças fisiológicas entre os sexos, com toxinas presentes no cigarro tendo possivelmente efeitos mais potentes em mulheres do que nos homens.

Ainda segundo a análise, quanto mais tempo uma mulher fumar, maior será o risco de desenvolver doenças coronarianas em comparação com um homem que tiver fumado durante o mesmo período. A preocupação maior é com as mulheres mais jovens, entre as quais a popularidade do cigarro pode estar aumentando.

Fonte: BemStar

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Prevenção é a melhor estratégia contra câncer de pele

O câncer de pele é um dos que mais atinge os brasileiros, com 25% de casos registrados. Dentre eles, o melanoma é o tipo mais fatal e agressivo, responsável por 75% dos óbitos provocados pela doença.

As partes do corpo que mais desenvolvem tumores cancerígenos são a cabeça e o pescoço, com 30% dos casos, pois costumam ficar mais expostos ao sol.

Apesar da alta letalidade, o diagnóstico precoce pode levar à cura. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a média mundial estimada de sobrevida para esses casos é de 69%.

Mas para impedir que essa grave doença apareça, a velha e boa receita continua sendo recomendada: a prevenção. É preciso usar sempre o filtro solar, mesmo durante o inverno, como recomendam os médicos, e evitar a exposição excessiva ao sol.

Fonte: BemStar

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Alcoolismo é mais danoso nas mulheres do que nos homens

Mulheres são mais suscetíveis a sofrerem o efeito do álcool do que os homens. O metabolismo do álcool nas mulheres não é igual ao do sexo feminino. Isso acontece por causa da maior proporção de tecido gorduroso no corpo delas e também por variações na absorção de álcool no decorrer do ciclo menstrual. Veja o que o exagero do álcool pode fazer no organismo feminino:

Fígado – As mulheres correm mais risco de desenvolver doenças hepáticas do que os homens. Elas têm três vezes mais chances de desenvolver cirrose.

Doenças cardiovasculares – Mulheres que abusam do álcool pode desenvolver miocardiopatias, doenças no músculo do coração.

Câncer de mama – Mulheres que tomam de 2 a 5 drinques por dia tem 40% de chances de desenvolver câncer de mama.

Feto – A ingestão de álcool durante a gravidez pode provocar distúrbios fetais como retardo de desenvolvimento.

Osteoporose – O álcool aumenta o risco de fratura de colo de fêmur e de antebraço.

Fonte: BemStar

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Patinação fortalece glúteos, pernas e abdome

Uma hora de patinação queima até 800 calorias. A atividade é excelente para melhorar o condicionamento cardiorrespiratório e pouca força as articulações, pois é uma atividade de baixo impacto.

Os patins aumentam a resistência muscular, fortalece os ossos, músculos, tendões e ligamentos. A mobilidade das articulações também é beneficiada com os exercícios sobre os patins. Além de aumentar a flexibilidade, patinar desenvolve agilidade, equilíbrio, velocidade e ajuda a definir coxas, pernas, bumbum e abdome.

Para quem não sabe patinar, o aconselhável é começar com o tradicional, de quatro rodinhas de borracha ou poliuretano. Para os que gostam de andar em linha reta com velocidade, a sugestão é adquirir patins de corrida ou de fitness, usados tanto para corrida quanto para recreação.

Fonte: BemStar

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Mulheres são mais estressadas do que os homens

O Hospital Infantil da Filadélfia, nos EUA, chegou a conclusão que as mulheres são mais estressadas do que os homens. Isso acontece porque o sexo feminino é mais sensível a liberação de corticotropina, um hormônio relacionado ao estresse, do que os homens.

Ratos foram usados para o estudo. Quando uma fêmea era colocada em situação estressante, elas demonstraram maior sensibilidade ao hormônio corticotropina. Ao contrário dos ratos machos, que reagiram de forma normal ao aumento do hormônio. As ratas fêmeas apresentaram uma suscetibilidade maior ao estresse do que os ratos machos.

O estudo lembrou que, normalmente, as mulheres apresentam com mais frequência quadros de depressão e ansiedade do que os homens. A pesquisa ajudará os médicos no tratamento dos transtornos emocionais como depressão e ansiedade acometidos nas mulheres.

Fonte: BemStar

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Alho e cebola podem reduzir a formação de pedras na vesícula

Se você sofre com a chamada ‘cólica biliar’, sintoma típico de quem tem pedra na vesícula, uma novidade pode ajudar a resolver esse mal-estar. Um estudo indiano publicado no periódico British Journal of Nutrition constatou que o consumo de alho e cebola pode ajudar a reduzir a formação da pedra na vesícula, combatendo a dor.

A pesquisa foi realizada com roedores e mostrou que o alho e a cebola aumentam a produção de duas enzimas responsáveis por derrubar naturalmente os níveis de colesterol, principal fator na formação das pedras na vesícula.

Para chegar a essa conclusão, os cientistas compararam dois grupos de cobaias. Nos animais alimentados com maior quantidade desses alimentos houve uma redução de até 30% na incidência dos cálculos na vesícula.

Entre os fatores que podem ocasionar o maior desenvolvimento desse problema estão a obesidade, o sedentarismo e o tabagismo.

Fonte: BemStar

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Alimentação rica em fibras combate a TMP

A Tensão Pré Menstrual é um dos problemas mais comuns que mais atingem as mulheres. As alterações hormonais que precedem o ciclo menstrual podem provocar aumento de apetite, inchaço, irritabilidade, alterações de humor e dores de cabeça. Porém, é possível amenizar os efeitos da TPM com a alimentação correta.

Alguns alimentos conseguem liberar o excesso de estrogênio, que é o hormônio que ocasiona esses sintomas. Durante esse período, o ideal é consumir alimentos com fibras. São bem-vindos frutas, verduras e grãos integrais como a linhaça. Uma colher de sopa do grão pode ser adicionada a iogurtes e saladas.

Durante a TPM deve se reduzir o consumo de cafeína e álcool. A cafeína existente no café e chocolate aumenta a ansiedade e a variação de humor. Já o álcool pode provocar fadiga e irritabilidade.

Como nesse período o corpo tende a reter mais líquidos, o ideal é diminuir a ingestão de sal e incrementar o cardápio com alimentos que agem como diuréticos. No caso, a recomendação é que se incluam no cardápio folhas verdes escuras como o agrião e a escarola que ajudam na diminuição de líquidos.

Fonte: BemStar

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Saiba como a cafeína atua de forma benéfica no organismo

Liberada até pela Sociedade Brasileira de Cardiologia, a cafeína atua de forma benéfica rapidamente no organismo. Segundo estudos da SBC, uma vez consumida, a substância passa a agir em uma hora.

No cérebro, a cafeína reduz a sonolência, pois inibe a ação de uma substância calmante produzida pelo cérebro chamada adenosina. Seu efeito estimulante é proporcionado pelo aumento dos níveis de dopamina e noradrenalina, neurotransmissores associados à sensação de bem-estar.

A cafeína vem sendo prescrita até em cápsulas para os praticantes de atividade física. Ela atua nos nervos ligados à fibra muscular, estimulando os movimentos de contração e relaxamento dos músculos. Uma vez reduzida a fadiga muscular, dá-se um aumento da resistência física.

Para o coração, a cafeína eleva a produção de adrenalina e desencadeia o aumento da frequência cardíaca e da pressão arterial e contração dos vasos sanguíneos.

Fonte: BemStar

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